Válvulas hidráulicas: conheça os principais tipos

por | jun 29, 2020 | Válvulas Hidráulicas | 0 Comentários

Please install Yoast SEO plugin and enable the breadcrumb option to use this shortcode!

As válvulas hidráulicas são um dos componentes mais importantes encontrados em diferentes tipos de conexões hidráulicas, principalmente naquelas que precisam lidar com alta pressão.  As válvulas podem ser usadas de maneiras diferentes para garantir a segurança de toda a rede ou simplesmente o funcionamento adequado.

Redes hidráulicas que trabalham com pressão precisam ser completamente seguras e à prova de falhas. A pressão desses sistemas pode causar acidentes, além de que o bom funcionando depende de uma pressão calibrada e suficiente.

Por exemplo, em redes de combate a incêndios, a pressão da água é fundamental para o correto abastecimento dos sprinklers e mangueiras. Sendo indispensável o uso de peças de qualidade para que não ocorram vazamentos e falha na pressão.

Principais tipos de válvulas hidráulicas

Os principais tipos de válvulas hidráulicas são a de controle, bloqueio e retenção. Cada uma tem um uso específico e que deve ser colocado de maneira correta para que a rede tenha o funcionamento adequado.

Válvulas de Controle

As válvulas de controle são responsáveis por, como o nome indica, controlar o fluxo de água ou de qualquer outro líquido, ora podendo ser usada também em sistema de gás. Essas válvulas permitem o controle da vazão em um ponto de saída ou então dentro da rede hidráulica com precisão.

Como exemplo prático temos as torneiras, que são um exemplo de válvula de controle, onde é possível determinar a saída de água, com mais ou menos intensidade, dependendo do quanto a válvula está aberta.

Válvulas de bloqueio

Essas válvulas são responsáveis por bloquearem a passagem do fluído para outros setores. Ao contrário das válvulas de controle, elas não conseguem ser precisas em ajustar a passagem de água, mas possuem essa função em necessidades mais básicas.

A ideia dessas válvulas é serem robustas e resistentes para garantir o bloqueio da passagem e água, mesmo em grande pressão. As válvulas de bloqueio também podem ser utilizadas para outros tipos e materiais, como gazes.

Essas válvulas também possuem um acionamento bem prático e simples, muitas vezes funcionando como ¼ de voltas, com exceção de alguns modelos.

Válvulas de retenção

As válvulas de retenção possuem uma entrada por onde o fluido entra e uma saída e permite somente o fluxo seguir essa direção. Um exemplo é a utilização de uma válvula de retenção para evitar que a água volte quando um tanque superior recebe água de uma bomba. Quando a bomba é desligada, a água não consegue retornar.

As válvulas de retenção são bastante utilizadas em sistemas onde bombas são encontradas, evitando a perda de energia e o movimento da água.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *