Os sistemas hidráulicos são instalações constituídas de tubos, conexões e válvulas com a finalidade de conduzir fluídos e gases. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre as válvulas hidráulicas.
As válvulas hidráulicas possuem a finalidade de controlar, bloquear e reter os fluídos conduzidos na instalação. Suas aplicações são bastante abrangentes, e variam desde sistemas hidráulicos residenciais mais simples, até sistemas industriais mais complexos.
O uso de válvulas hidráulicas de qualidade, com certificação, garante segurança, para que não ocorram incidentes que possam colocar em risco a vida de pessoas e edificações, com vazamentos ou explosões.
De forma geral, as válvulas hidráulicas são nomeadas de acordo com a sua função mais básica. Sendo assim, elas podem ser válvulas de segurança, de descarga, de frenagem, redutora de pressão, de sequência, entre outras.
Cada uma tem uma função diferente e por isso devem ser utilizadas de forma adequada no projeto, garantindo o perfeito funcionamento da instalação.
Vale lembrar que os projetos hidráulicos precisam ser realizados por profissionais habilitados e competentes, evitando problemas e prejuízos por erros de cálculo.
Confira abaixo algumas aplicações de válvulas hidráulicas:
Uso em redes de combate a incêndio
Para que funcione adequadamente em caso de emergência, as redes de combate a incêndio dependem de equipamentos com alta durabilidade e eficiência.
Nas redes de hidrante, a função das válvulas hidráulicas é de realizar o controle da água para o abastecimento das bombas hidráulicas que conduzirão a água pressurizada para todo o sistema hidráulico, até os sprinklers e as mangueiras de hidrante.
Transporte de líquidos e produtos químicos:
As válvulas hidráulicas estão presentes também no transporte dos mais variados fluídos, como água, petróleo e produtos químicos abrasivos, onde são utilizadas para controlar a passagem e vazão desses produtos. É indispensável o uso de válvulas de qualidade, para garantir que não ocorram prejuízos ou acidentes.
Transporte de gases:
As válvulas hidráulicas também podem estar presentes nos sistemas que transportam gases. Nesses casos, o mais importante fica por conta da vedação, que deve ser um dos focos principais das válvulas e também das tubulações.
Considerando que os gases são de difícil estanqueidade, é necessário utilizar materiais eficientes e produtos de qualidade para não ocorrer a perda do produto, o que pode causar acidentes ou até mesmo prejudicar o funcionamento de equipamentos.
As válvulas especificas para esses usos contam com uma vedação excelente, por isso deve ser feita sempre a escolha de produtos de qualidade e de marcas com controle de qualidade.
Uso doméstico e industrial
As válvulas hidráulicas também podem ser utilizadas em residências e em sistemas de pequeno porte. Às vezes, a pressão da água de uma residência é maior do que o que é recomendado pelas fabricantes dos canos e torneiras.
Com isso, é possível usar válvulas redutoras para controlar a pressão dentro dos níveis aceitáveis e assim aumentar consideravelmente o tempo de vida útil de todo o encanamento.
Essa vantagem também está diretamente presente no setor industrial, onde problemas de alta pressão podem causar danos nos tubos e conexões de diferentes instalações.
Campo e industrial sucroalcooleira:
Sistemas de irrigação, de coleta e separação da colheita e muitos outros também dependem das válvulas para diferentes funcionalidades. Também são utilizadas em poços artesianos, carneiros d’água etc.
0 comentários